Programação

CNM Qualifica EaD - Previdência Complementar para os Municípios

Previdência Complementar para os Municípios

Local: Plataforma EaD

Data: 03 de maio

Horário: 09:00 às 12:00


Programação preliminar:

Imprimir

Objetivo do curso:

A Emenda Constitucional n. 103/2019 tornou obrigatória para todos os municípios que possuem Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) a criação de Regime de Previdência Complementar (RPC) para os seus servidores. Essa medida tem gerado inúmeras dúvidas dos gestores municipais sobre as ações a serem implementadas para o cumprimento desta obrigação constitucional, sendo que o prazo para o seu cumprimento é novembro de 2021. Este evento busca debater a medida constitucional e as ações necessárias para o seu cumprimento, trazendo debatedores que possuem larga experiência em RPPS e previdência complementar, inclusive na gestão de entidades de previdência complementar. Venha participar do evento e dirimir as dúvidas sobre o regime complementar, esclarecendo a quem deverá ser aplicado, o prazo de implantação, as etapas e ações necessárias, dentre outras informações técnicas relevantes sobre o tema.


Palestrantes:

Mário Rattes

Atuário especialista em RPPS e previdência complementar, consultor na área de previdência da Confederação Nacional de Municípios (CMN) e palestrante do CNM Qualifica na área de previdência, conselheiro do Conselho Nacional de Dirigentes de RPPS (Conaprev) e do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Ildemar Silva

 

CEO da Serconprev, empresa de consultoria e assessoria para RPPS, especialista nos mercados de RPPS e previdência complementar.

 

Convidado:

 

José Roberto Rodrigues Peres 

 

Diretor Superintendente da Fundação Ceres, entidade de previdência complementar gestora de planos de previdência para servidores públicos.

 


Conteúdo Programático:

 

 

Debates sobre a criação de planos de previdência complementar para os servidores públicos municipais, abordando obrigações legais, aspectos da criação do Regime de Previdência Complementar, contratação de gestor para o plano de previdência, definição de quem poderá aderir ao novo regime previdencial, características importantes em relação aos benefícios e contribuições dos municípios e dos servidores e uma visão operacional da gestão dos planos de previdência complementar.

 


Investimento:

Inscrições GRATUITAS para servidores de municípios filiados adimplentes à CNM com o limite de até 3 inscrições, a partir da , investimento de R$ 90,00 por servidor. As vagas são limitadas, inscreva-se e garanta a sua!

O valor de inscrição para participante de Município não filiado à CNM ou pessoa não vinculada a Município será de R$ 190,00.

Após a inscrição você receberá informações para pagamento da mesma. 

 

Certificado:

Para emissão do certificado será preciso atingir a carga horária mínima de 75%.

Informações ou dúvidas? Contate-nos:

(51) 3407-4935 | (51) 3279-4823 - cursos@institutopz.com.br 

Horário:

O evento será realizado no fuso horário de Brasília/DF.

 



Informações: (61) 2101-6000 ou cnmqualifica@cnm.org.br

Dúvidas e respostas

Os cursos do CNM Qualifica são gratuitos?

Sim, mas somente para servidores públicos municipais matriculados em Municípios que sejam contribuintes da CNM. Se o seu Município ainda não é contribuinte, clique aqui.

Quantas pessoas da prefeitura podem se inscrever?

Não há limite por prefeitura, mas as vagas são limitadas para cada seminário. Por isso, o quanto antes você se inscrever, maiores as chances de conseguir vaga.

Por que determinado seminário não está sendo oferecido no meu estado?

O calendário de Seminários é definido pela entidade municipalista estadual, de acordo com a demanda dos Municípios e com a disponibilidade dos professores técnicos de cada área. Se você deseja algum Seminário em específico, peça para seu prefeito entrar em contato com a entidade estadual

Posso particar de um Seminário em outro estado que não seja o do meu Município?

Não. Os Seminários são exclusivos para os técnicos e funcionários das administrações locais dos Municípios do seu estado.

Trabalho diretamente na administração do município, mas sou terceirizado. Posso participar?

Não. Somente funcionários com matrícula do Município.

Sou professor concursado. Posso participar dos Seminários?

Sim, o Seminário é aberto não apenas para os técnicos da administração, mas para qualquer funcionário com matrícula do Município.

Quais os documentos necessários para participar?

Além dos documentos básicos de identidade e CPF, para participar, você precisa inserir no formulário o número de sua matrícula na prefeitura ou câmara municipal.

X Retire seu Certificado