Programação

CNM Qualifica EaD - Controle Interno - Aspectos gerais para atuação, padronização e planejamento

Controle Interno - Aspectos gerais para atuação, padronização e planejamento

Local: Plataforma EAD

Data: 04 a 05 de maio

Horário: 09:00 às 12:00


Programação preliminar:

Imprimir
 
 
Objetivo do curso:

 

 

No contexto atual na grande maioria das prefeituras, em relação à operacionalidade dos controles internos municipais, os serviços executados são direcionados para o atendimento quase que exclusivamente para as cobranças feitas pelos tribunais de contas. Para atuar de uma forma mais ampla e em todo o processo de demandas de serviços de controle interno, necessitamos entender o que são os interesses da gestão para satisfação em todas as áreas da organização geral.

A implementação de definições em padrões pré-definidos com o uso da tecnologia e inovação por parte dos governantes exige decisão em investir para melhorar o desempenho, é visível a necessidade de incluir nas administrações a utilização de sistemas modernos de gestão, pois a retração do investimento na modernização, será aceitar o modelo atualmente existente nas gestões.

O planejamento como condição para todas as ações de controle interno, faz do processo de trabalho uma forma de organizar e se preparar a atividade de trabalho a ser desenvolvida. Nesse sentido, constitui como definição de requisitos planejados para que uma auditoria interna ocorre de forma legal e organizada.

 

 

CNM - Confederação Nacional de Municípios e o IPZ - Instituto Paulo Ziulkoski trazem essa qualificação totalmente online.

 


Palestrante:

 

 

Silmo Streit

 

Experiência de trabalhos em órgãos públicos municipais, englobando toda área da governança e gestão operacional. Vivência há mais de 20 anos nos trabalhos internos de prefeitura como servidor efetivo concursado e secretário municipal. 
Atuação na iniciativa privada em empresa de fornecimento de software de gestão pública municipal como gerente administrativo e comercial e atualmente como empresário. Ministrante de cursos e palestras há mais de 15 anos sobre gestão pública, tendo capacitado milhares de servidores e gestores municipais. Implantação em prefeituras do fluxograma de compras inter-relacionando setores envolvidos através de movimentação da documentação e autorizações de forma eletrônica. Implantação de rotinas de trabalho em prefeituras através do uso de processos internos padronizados e pré-definidos.


Conteúdo Programático:

 

 

Módulo I - Dia 04 de Maio, das 09hs às 12hs

 

 

  • Condições gerais para atuação em controle interno
  • Áreas da organização geral
  • Estruturas de desenvolvimento efetivo de trabalho do controle interno
  • Inovações aplicadas ao novo modelo de trabalho do controle interno
  • Padronização no trabalho
  • Etapas do processo de controle interno
  • Hierarquia sobre ações de controle interno

 

 

Módulo II - Dia 05 de Maio, das 09hs às 12hs

 

 

  • Normas e procedimentos
  • Formas de atuar
  • Considerações gerais sobre o planejamento de uma auditoria interna
  • Plano de atividades anual
  • Planejamento por demandas variáveis
  • Elaboração do plano de atividades

Investimento:

 

Inscrições GRATUITAS para servidores de Municípios filiados adimplentes à CNM com o limite de até 3 inscrições, a partir da , investimento de R$ 90,00 por servidor.
As vagas são limitadas, inscreva-se e garanta a sua!

O valor de inscrição para participante de Município não filiado à CNM ou pessoa não vinculada a Município será de R$ 190,00.

Após a inscrição você receberá informações para pagamento da mesma.


Certificado:

Para emissão do certificado será preciso atingir a carga horária mínima de 75%.

Informações ou dúvidas? Contate-nos:

(51) 3407-4935 | (51) 3279-4823 - cursos@institutopz.com.br 

Horário:

O evento será realizado no fuso horário de Brasília/DF.

 

 

 

 


Informações: (61) 2101-6000 ou cnmqualifica@cnm.org.br

Dúvidas e respostas

Os cursos do CNM Qualifica são gratuitos?

Sim, mas somente para servidores públicos municipais matriculados em Municípios que sejam contribuintes da CNM. Se o seu Município ainda não é contribuinte, clique aqui.

Quantas pessoas da prefeitura podem se inscrever?

Não há limite por prefeitura, mas as vagas são limitadas para cada seminário. Por isso, o quanto antes você se inscrever, maiores as chances de conseguir vaga.

Por que determinado seminário não está sendo oferecido no meu estado?

O calendário de Seminários é definido pela entidade municipalista estadual, de acordo com a demanda dos Municípios e com a disponibilidade dos professores técnicos de cada área. Se você deseja algum Seminário em específico, peça para seu prefeito entrar em contato com a entidade estadual

Posso particar de um Seminário em outro estado que não seja o do meu Município?

Não. Os Seminários são exclusivos para os técnicos e funcionários das administrações locais dos Municípios do seu estado.

Trabalho diretamente na administração do município, mas sou terceirizado. Posso participar?

Não. Somente funcionários com matrícula do Município.

Sou professor concursado. Posso participar dos Seminários?

Sim, o Seminário é aberto não apenas para os técnicos da administração, mas para qualquer funcionário com matrícula do Município.

Quais os documentos necessários para participar?

Além dos documentos básicos de identidade e CPF, para participar, você precisa inserir no formulário o número de sua matrícula na prefeitura ou câmara municipal.

X Retire seu Certificado