Programação

CNM Qualifica EaD - Captação de Recursos: Normativos e Plataformas Tecnológicas - Plataforma Êxitos e Plataforma + Brasil

Captação de Recursos: Normativos e Plataformas Tecnológicas - Plataforma Êxitos e Plataforma + Brasil

Local: Plataforma EAD

Data: 27 a 28 de abril

Horário: 09:00 às 12:00


Programação preliminar:

Imprimir
Objetivo do curso:

O trabalho de captação de recursos requer constante atualização e qualificação das equipes técnicas envolvidas, dadas as particularidades e as constantes mudanças nos processos, seja através de normativos ou de ferramentas tecnológicas de uso obrigatório.

Haja vista este cenário, o presente curso aborda temáticas voltadas a importância da formação de gestores de convênios e contratos de repasse e, a estruturação do setor de captação de recursos demonstrando os processos de planejamento e priorização das demandas por obras, serviços e equipamentos, as ações de identificação das Fontes de Recursos, através da Plataforma Êxitos. Propicia aos participantes uma visão geral das Portarias Interministeriais como a 424/2016, a EC105/2019 e demais Leis específicas que envolvem as transferências voluntárias da União, bem como o entendimento sobre a Plataforma + Brasil, a principal ferramenta utilizada para transferências de recursos voluntários da União aos municípios.

CNM - Confederação Nacional de Municípios e o IPZ - Instituto Paulo Ziulkoski trazem essa qualificação totalmente online.


Público-alvo:

Equipes técnicas de Gestores Municipais que atuam com Captação de Recursos, Elaboração e Execução de Projetos, Gestão de Convênios e Contratos de repasse, oriundos de transferências voluntárias do Governo Federal.


Palestrante:

Marli Burato

 

Mestrado em Sociologia Política - UFSC, MBA em Gerenciamento de Projetos – UNIVALI/SC, Graduação em Ciências Políticas e Sociais – FACIPAL/PR. Especialista em processos de transferências de recursos voluntários da União aos municípios com atuação há mais de 15 anos. Ministrante de cursos para formação de gestores públicos. Consultora do Núcleo de Governança Municipal da CNM - Confederação Nacional dos Municípios. Sócia Fundadora e Diretora Executiva da Plataforma Êxitos.


Conteúdo Programático:

Módulo I - 27 de Abril, das 09hs às 12hs

Setor de Captação de Recursos

  • A estruturação do Setor de Captação de Recursos e Atribuições do Gestor Municipal de Convênios e Contratos – GMC: Perfil profissional e conhecimentos básicos para realização das atividades inerentes a sua função;
  • Processo de Captação de Recursos: Planejamento, Mapeamento e Priorização de Demandas;  
  • Atividades que envolvem a captação de recursos;
  • Apresentação da ABA “TRANSFERÂNCIAS VOLUNTÁRIAS” - CNM     

Plataforma Êxitos 

  • Acesso ao ambiente de conteúdo exclusivo CNM
  • Demonstração das configurações dos Perfis do usuário;
  • Apresentação do Módulo Oportunidades de Captação de Recursos;
  • Apresentação do Módulo Programas Federais.

Módulo II - 28 de Abril, das 09hs às 12hs

Plataforma +Brasil e Portaria Interministerial 424/16 CONSOLIDADA com Alterações da Portaria nº558/19

  • Plataforma +Brasil: cadastro dos novos usuários e as mudanças propostas nos processos de transferências de recursos da União aos municípios;

  • Portaria Interministerial 424/2016 – A Legislação que rege as transferências de recursos da União via Plataforma + Brasil;

  • A complexidade de normativos, critérios e regras na captação dos recursos pelos municípios.

Emendas Especiais e com Finalidade Definida

  • EC 105 de 2019;

  • Transferências Especiais na Plataforma + Brasil.

  • Processo de Execução das Emendas Especiais.

  • Termo de Compromisso na Plataforma + Brasil.


Investimento:

Inscrições GRATUITAS para servidores de Municípios filiados adimplentes à CNM com o limite de até 3 inscrições, a partir da , investimento de R$ 90,00 por servidor. As vagas são limitadas, inscreva-se e garanta a sua!

O valor de inscrição para participante de Município não filiado à CNM ou pessoa não vinculada a Município será de R$ 190,00.

Após a inscrição você receberá informações para pagamento da mesma.


Certificado:

Para emissão do certificado será preciso atingir a carga horária mínima de 75%.

Informações ou dúvidas? Contate-nos:

(51) 3407-4935 | (51) 3279-4823 - cursos@institutopz.com.br 

Horário:

O evento será realizado no fuso horário de Brasília/DF.


Informações: (61) 2101-6000 ou cnmqualifica@cnm.org.br

Dúvidas e respostas

Os cursos do CNM Qualifica são gratuitos?

Sim, mas somente para servidores públicos municipais matriculados em Municípios que sejam contribuintes da CNM. Se o seu Município ainda não é contribuinte, clique aqui.

Quantas pessoas da prefeitura podem se inscrever?

Não há limite por prefeitura, mas as vagas são limitadas para cada seminário. Por isso, o quanto antes você se inscrever, maiores as chances de conseguir vaga.

Por que determinado seminário não está sendo oferecido no meu estado?

O calendário de Seminários é definido pela entidade municipalista estadual, de acordo com a demanda dos Municípios e com a disponibilidade dos professores técnicos de cada área. Se você deseja algum Seminário em específico, peça para seu prefeito entrar em contato com a entidade estadual

Posso particar de um Seminário em outro estado que não seja o do meu Município?

Não. Os Seminários são exclusivos para os técnicos e funcionários das administrações locais dos Municípios do seu estado.

Trabalho diretamente na administração do município, mas sou terceirizado. Posso participar?

Não. Somente funcionários com matrícula do Município.

Sou professor concursado. Posso participar dos Seminários?

Sim, o Seminário é aberto não apenas para os técnicos da administração, mas para qualquer funcionário com matrícula do Município.

Quais os documentos necessários para participar?

Além dos documentos básicos de identidade e CPF, para participar, você precisa inserir no formulário o número de sua matrícula na prefeitura ou câmara municipal.

X Retire seu Certificado