Programação

CNM Qualifica EaD: Censo 2021 - O que seu Município precisa MUITO saber

Censo 2021 - O que seu Município precisa MUITO saber

Local: Plataforma EaD

Data: 07 a 08 de outubro

Horário: 09:00 às 12:00

Inscreva-se

Programação preliminar:

Imprimir

Em 2021, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará o Censo Demográfico Brasileiro. Trata-se de uma megaoperação de pesquisa que percorrerá todos os 5.568 Municípios do Brasil, visitando todos os domicílios de cada cidade a fim de contabilizar a população residente, além de coletar outras informações socioeconômicas.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que a realização de um Censo com qualidade irá beneficiar significativamente a gestão pública municipal com informações socioeconômicas de qualidade para nortear as políticas públicas. A realização do Censo resolverá o problema da defasagem das estimativas populacionais do IBGE, tendo em vista que a contagem populacional que deveria ter sido realizada em 2015 não ocorreu, o que ocasionou, portanto, um vácuo de dez anos no que diz respeito a esses dados.

Assim, uma boa realização do Censo irá sanar essa defasagem na tendência da estimativa populacional, pois, atualmente, o modelo pode não estar condizendo com a realidade dos Municípios com relação ao número de habitantes. Isso ocasiona perdas significativas de receitas e dificuldades para prestar serviços essenciais à população.

O censo possui grande importância para os Municípios brasileiros, uma vez que o número de habitantes define os coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de custeio da maioria das cidades, bem como das transferências de inúmeros programas federais.

Com um censo bem executado, os Municípios só têm a ganhar; por isso, um dos objetivos do seminário do CNM Qualifica é apresentar a importância do Censo e demonstrar como podemos garantir uma total cobertura territorial e uma completa visitação em todos os domicílios existentes.

É comum ouvir algumas perguntas como: “Como o IBGE irá chegar em todos os Municípios e visitar todos os domicílios? Isso é possível? ” Ou “Como o gestor pode acompanhar o desenvolvimento da coleta dos dados do Censo 2021?”. Essas e outras questões serão respondidas no CNM Qualifica EaD– Censo 2021. O que seu Município precisa MUITO saber.

Por fim, a Confederação Nacional de Municípios - CNM, o Instituto Paulo Ziulkoski - IPZ e o IBGE reiteram o convite a todos os gestores municipais a fim de que participem dessa qualificação, a qual esclarecerá as características operacionais do Censo e demonstrará como o trabalho ocorrerá em sua cidade, propiciando aos participantes conhecimento necessário à integração de esforços para melhores resultados ao Município.


Palestrantes:

Hilton Leal Silva

Possui graduação em Economia pela Universidade Católica de Brasília - UCB, especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Goiás – UEG. Iniciou sua carreira na gestão pública a mais de 10 anos atrás, quando começou a trabalhar no IPEA, na diretoria macroeconômica, atualmente é Economista do setor dos Estudos Técnicos da CNM.

David Montero Dias

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRJ, especialização em Análise de Sistemas pela UCAM-RJ, mestrado e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, além de pós-doutorado em Engenharia Mecânica, área de concentração Planejamento Energético pela UFMG. Iniciou sua carreira profissional trabalhando em empresas multinacionais, obtendo em seguida experiência docente universitária para os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Ciência da Computação. Foi editor executivo do periódico Brasil em Números e Coordenador de Recursos Naturais e Estudos Ambientais da Diretoria de Geociências do IBGE. Atualmente é servidor efetivo do quadro de analistas do IBGE, lotado na Coordenação Operacional dos Censos.


Módulo I – 07 de outubro, das 09hs às 12hs

  • Ferramentas digitais da CNM
  • A importância dos Censos
  • Reuniões de Planejamento e Acompanhamento

 

Módulo II – 08 de outubro, das 09hs às 12hs

  • Ferramentas Digitais IBGE
  • Padrão de Registro de Endereços
  • Intercâmbio do Cadastro de Endereços

 

Certificado:

Para emissão do certificado será preciso atingir a carga horária mínima de 75%.


Informações ou dúvidas? Contate-nos:

(61) 2101-6000 - (51) 3407-4935 | cnmqualifica@cnm.org.br - cursos@institutopz.com.br


Inscrições GRATUITAS para servidores de municípios filiados adimplentes à CNM com o limite de 3 inscrições, a partir da 4ª, investimento de R$90,00 por servidor.

O valor de inscrição para participante de Município não contribuinte à CNM ou pessoa não vinculada a Município será de R$ 190,00 reais. Após a inscrição você receberá informações para pagamento da mesma. 


Horário:

O evento será realizado no fuso horário de Brasília/DF.


*CERTIFIQUE-SE DE PREENCHER O E-MAIL CORRETO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO POIS SERÁ ATRAVÉS DO MESMO QUE ENCAMINHAREMOS O LINK DA SALA DE TRANSMISSÃO DA AULA.*


Informações: (61) 2101-6000 ou cnmqualifica@cnm.org.br

Dúvidas e respostas

Os cursos do CNM Qualifica são gratuitos?

Sim, mas somente para servidores públicos municipais matriculados em Municípios que sejam contribuintes da CNM. Se o seu Município ainda não é contribuinte, clique aqui.

Quantas pessoas da prefeitura podem se inscrever?

Não há limite por prefeitura, mas as vagas são limitadas para cada seminário. Por isso, o quanto antes você se inscrever, maiores as chances de conseguir vaga.

Por que determinado seminário não está sendo oferecido no meu estado?

O calendário de Seminários é definido pela entidade municipalista estadual, de acordo com a demanda dos Municípios e com a disponibilidade dos professores técnicos de cada área. Se você deseja algum Seminário em específico, peça para seu prefeito entrar em contato com a entidade estadual

Posso particar de um Seminário em outro estado que não seja o do meu Município?

Não. Os Seminários são exclusivos para os técnicos e funcionários das administrações locais dos Municípios do seu estado.

Trabalho diretamente na administração do município, mas sou terceirizado. Posso participar?

Não. Somente funcionários com matrícula do Município.

Sou professor concursado. Posso participar dos Seminários?

Sim, o Seminário é aberto não apenas para os técnicos da administração, mas para qualquer funcionário com matrícula do Município.

Quais os documentos necessários para participar?

Além dos documentos básicos de identidade e CPF, para participar, você precisa inserir no formulário o número de sua matrícula na prefeitura ou câmara municipal.

X Retire seu Certificado